Pesquisar este blog

sábado, 7 de março de 2009

Nacional-anarquismo: o que é isto?





Navegando pela web há algum tempo, defrontei-me com algumas variações no anarquismo que desconhecia ou ignorava. Atualmente não me interesso por militância política, pois vivo na observação, reflexão e apreensão de uma realidade onde esteja inserido - "ser-no-mundo" - como diria Heidegger. Mas, algumas correntes, a princípio contrárias em suas concepções ou fundamentos, necessitam de uma investigação, desconsiderando sua força. Observemos o nacional-anarquismo.

No Século XIX, quando a Europa sofria com as Revoluções Nacionais de 1830 e 1848, muitos socialistas e demais insurgentes contra os regimes vigorantes em suas terras, aproximaram-se das revoltas populares, de cunho nacionalista, como uma oportunidade de um crescimento político de suas tendências no seio destes movimentos. Vide a participação de Bakunin, notório anarquista russo, quando lutou em uma revolta em Dresden ao lado de Richard Wagner (mitos em comunhão). Estes nacional-anarquistas, pelo que entendi de suas publicações e blogs, procuram instaurar uma organização autogestionária em seus países, para seus povos, e não reivindicam posições xenófobas, como outros nacionalistas europeus, latinos e asiáticos. O que deveríamos atentar é que o fenômeno do nacionalismo é vasto, possui inúmeras faces (do caudilhismo brizolista ao neonazismo). Mas, um dos pilares do anarquismo seria uma luta internacionalista, como Bakunin pensara sobre uma Fraternidade Universal (leia seus textos da L&PM Editora), onde trabalhadores de todo globo compartilhassem de sua força e produção, livres da propriedade privada (herança de Proudhon). Deveríamos recordar, também, o companheirismo e diálogo entre Bakunin e Mazzini, nacionalista italiano que lutara pela unificação de seu país a partir do povo (o que fora antecipado pelas elites italianas). Ainda que divergissem em alguns aspectos, ambos militavam na Internacional. Acima, capas da revista Revolução.

Visitem seu blog: nanarquismo.pt.vu

Observação: antes de criticar, investigue! Mas não seja imparcial! Assuma suas posições livremente, portando sua particularidade!

Deixo dois exemplares da Revolução para download:

http://www.4shared.com/file/91677498/c97c0ef9/rev1.html N.º 01

http://www.4shared.com/file/91677765/3213d0d2/REV4.html N.º 04

Leiam!

8 comentários:

  1. Fala Pierre, muito bom o Blog, já baixei o CD do Beat Generation, Valeu Pelo cd..!!!!
    Grande Abraço!!

    ResponderExcluir
  2. me amarro em brizola, talvez por que eu sou do çul

    ResponderExcluir
  3. "porcos cegos/blind pigs" é sacanagem...

    ResponderExcluir
  4. Entendi perfeitamente a proposta do Nacional-Anarquismo, mesmo ainda achando exótico, aqui no Brasil tem coisas impossiveis de se explicar como Partido Anarquista que a União Popular Anarquista (Unipa)pretende criar e Partido Social Liberal, mas esse é fácil, mais uma legenda de aluguel da direita.

    ResponderExcluir
  5. Pesquisei no google Anarquismo +partido e encontrei as seguintes perolas: Partido Anarquista Socialista Revolucionário http://pasrupccl.no.sapo.pt/ , Partido Anarquista Libertário - PAL

    ResponderExcluir
  6. se o muro caiu para os vermelhos, não estranho exotismos para os libertários. afinal, em minha concepção, anarquismo é um pensamento político vivo, não está submetido à vontades estatais ou empresariais. nisto, surgem variações, que, de alguma forma, procuram manter sua vivacidade, ainda que aproximem-no de algumas teorias a princípio, inconciliáveis. vejamos o que acontecerá!

    ResponderExcluir
  7. nacional -anarquimo é farsa e fala que a unipa quer montar um partido liberal é deturpacao cyber -anarkista.... a concepcao de partido nao e a mesma de partido eleitora e sim revolucionario...e esteve presente no anarquismo em discussao desde o princio ..na ucrania..russia..espanha...franca

    ResponderExcluir
  8. Povo atrasado no debate
    Nacional Anarquismo já existe:
    http://nucleos-fasp.blogspot.com.br/2012/08/nacional-anarquismo-dois-caminhos-um.html

    ResponderExcluir