Pesquisar este blog

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Apóie o Oi!/punk nacional: Causa Torpe concorre!


A banda Oi!/punk do Distrito Federal, Causa Torpe, concorre à uma batalha de bandas, acontecendo toda semana em um espaço, situado em sua cidade. Para apoiá-los, entre neste site www.grv.art.br e votem na banda! Mas, confiram sua atuação na primeira edição do festival AtroCidade maravilhosa, no vídeo acima. E confiram a página deles, na seção de links em nosso Oi!blog e, também, sua entrevista, acompanhada de sua primeira demo, disponível para download, em nosso espaço.

2 comentários:

  1. Música OI é feita por e para Skinheads e não tem nada haver com punks...e olha que eu entendo um pouco do assunto...o que voces chamam de underground atual é uma piada e a atual juventude foi completamente idiotilizada pela mídia mas viva a salada em terra brasilis não curti o som mas boa sorte pra banda no tal concurso.

    ResponderExcluir
  2. Thalles

    Creio que faltam: apresentação e crítica documental das fontes para que valide a hipótese que Oi! é, exclusivamente, skinhead. Aqui, em momento algum, realizamos uma "miscelânea" ou "salada" que respalde esta perspectiva. A partir das bibliografias e autores (Bushell, Marshall, Johnson, Knight) e, também, contextualizando suas produções com a realidade britânica sob a administração Tatcher, o que convencionou-se intitular Oi! era uma geração que surgira como uma resposta ao punk inicial (Pistols, Clash, Siouxsie) e, principalmente, mais abrangente em suas construções. Sem o punk naquelas ilhas, existiria Oi!? Difícil...
    Aqui no Brasil, quando as primeiras informações sobre Oi! aportaram nestas terras, foi realizada esta relação graças à carência de informações, inclusive, dos primeiros skins e punks, dada a precariedade de contatos sobre isto. Pois, nos anos 80, dependíamos de Correios para esta empreitada.
    Quando os skins da geração de 1976/7 aproximaram-se dos punks, nascera o Oi! não exclusivamente como uma "propriedade" skinhead mas, apenas, como uma experiência musical a mais para os skins (que, francamente, não criaram um gênero musical próprio, mas adotaram ritmos de outras culturas, como o ska e mesmo o rock n roll de bandas como Who, Slade e até mesmo Bowie em sua trilha sonora). Com o punk, este também sofrera a mesma absorção pelo carecas britânicos. Vide bandas idolatradas por skins, como Skrewdriver que, independente de sua trajetória política, seriam um bom reflexo sonoro desta época. Em História, não existem mudanças "em bloco" ou rígidas, mas hibridismos e "miscelâneas" acontecem no surgimento de ritmos musicais. Vide nosso bom e velho rock n roll, surgido da mistura de country e blues. Isto é o mínimo que apreendemos sobre nosso amado gênero musical. Mas e o blues e country? Por sua vez, também surgiram de hibridismos de suas contextualidades.
    Oi! é música de skins e punks.

    ResponderExcluir