Realmente, com muita satisfação, publico a entrevista que realizei com Ricardinho, um amigo de muitos anos, de nossa turma de punks em nosso bairro aqui no Rio de Janeiro, Jacarepaguá! Quando éramos jovens e sonhadores... Agora estamos ranzinzas, rindo e reclamando da rotina, trabalhando bastante, e outras prioridades de nossa velhice! Memórias com mais de dez anos! Mas, hoje, apresento-lhes seu trabalho com sua nova banda, formada na Inglaterra. Aqui, entrevisto um amigo de muitos anos! Atualmente vivendo em Londres, e até hoje prometo que visitarei essa criatura! E ainda tenho que ouvir suas reclamações toda vez que está aqui em nosso bairro/feudo, de que sempre nos visita mas ninguém vai lá! Tenho que juntar grana! Curtam este bate papo!
Vontade e Luta) Desde 2002, você vive em Londres. E, nesta época, formara o Urban Shock. Aliás, uma ótima banda! Conte-nos como foram seus primeiros meses na Big Smoke e, também, suas impressões sobre as cenas punk e Oi! britânicas, pelo testemunho de quem viveu muitos anos no Rio de Janeiro.
Ricardinho) Meus primeiros meses em Londres nao foram muito felizes nao... Conhecia alguns brazucas mas me sentia sozinho pracaralho, trabalhava numa fabrica ganhando muito mal e nao dominava a lingua, na verdade meu ingles era mais fraco do que eu pensava que fosse antes de vir pra ca rsrsrsr. Aos poucos fui tirando o meu role pela cidade, ia muito pra parte norte de londres(eu morava na parte sul onde a maioria do pessoal era squatter/crust) e comecei a conhecer uma galera, muitos espanhois e italianos na epoca, comecei a me familiarizar com a "latinada" e aos poucos conhecendo pessoal ingles, irlandes e por ai vai. Comecei a ficar "mais feliz" mesmo trabalhando so dois dias numa fabrica e o dinheiro era basicamente pra comprar batata frita e galinha e encher a cara no fim de semana. A impressao que eu tive da cena punk, oi britanica era algo que eu ja esperava por nao ter mais aquela postura de "punk cabeca dura" que se inventou no Brasil. Nao existe tanta intriga e violencia como existe no Brasil, as pessoas se conhecem, tem como ponto em comum o punk, dai elas frequentam gigs, bebem no fim d semana, fazem banda, organizam gigs...tudo de acordo com o que voce achar que tem haver contigo. Se voce curte punk anos 70 voce tem opccao, se voce curte punk anos 80 ou crust tambem tem opccao. Se voce curte oi e cultura skinhead é o que mais tem. Falando em skinhead minha sincera opiniao e que talvez muitos nao vao curtir.. e que vejo esta cultura unicamente inglesa.. acho que skinhead so deveria existir aqui mesmo... é como se exportassem o famoso malandro carioca (chapeu panama, sapato, roupa branca) pro exterior...é algo muito enrraizado na cultura deste pais... bem ingles mesmo. Criancinha de 7, 8 anos de idade no passado era skinhead nos bairros working class.. Ja o punk como fenomeno musical é outra historia, ate porque comecou nos estados unidos e primeiro de tudo foi um fenomeno musical, depois cultural...o skinhead é um fenomeno cultural ingles. Acho que se voce perguntar pra um skinhead ingles, ele vai responder o mesmo.
V&L) Seu primeiro EP remete nossos ouvidos para 1977!!!!!!!!!!!!! Encontramos um punk-rock muito bem executado, com nuances da década de 60. Além das tradicionais bandas da primeira leva punk, quais outros sons influenciaram vocês?????
R) Bom os sons que nos influenciaram voce ja citou... nao ha outra coisa que nos tenham influenciado pois a ideia e o que gostamos e de punk anos 70, e como os punks nos anos 70 tinham forte influencia de anos 60 nos tambem temos! punk rock e garage punk basicamente.
V&L) O título do CD chamou-me a atenção. E também algumas letras como Public Retard e Looking at You. Comente sobre elas.
R) Stukas Uber Shoreditch... avioes alemaes da segunda guerra mundial bombardeando Shoreditch que e uma area famosa aqui de Londres... no meio uma carreira de speed(ou de cocaina) como quizerem interpretar...o ep e puro londres. Stukas Uber Shoredicth relata o caos que se encontra esta cidade e a hipocrisia que muita gente nao quer enchergar.. por isso o bombardeio areo..uma parodia ao que supostamente esta "controlado" ou "tranquilo". Public Retard e uma satira a todos os retardados que todos os malditos dias estao na capa dos sensacionalistas tabloides ingleses...Peter Doherty, Jordan Marshall, Amy Winehouse (que por sinal frequentava o mesmo bar que nos!). Looking at you rsrsrsrs, essa foi o nosso ex baixista e excelente letrista que fez essa letra sobre a minha pessoa!!!! É voce(ou eu rsrs) estar num bar, num local chapado,curtindo a sua e vem alguem com um papo chato pra caralho e voce so faz sinal positivo com a cabeca... e voce nao estar ai pra porra nenhuma e alguem com aquele bla bla bla que nao te interessa. "IM LOOKING AT YOU BUT YOU TALKING TO ME (Eu estou olhando para voce mas voce esta falando comigo!)
V&L) E as gigs? Como foi sua apresentação na Alemanha? E a receptividade e convívio com os punks alemães?
R) Gigs sao bem frequentes.. Alemanha foi do caralho...Tocamos dois dias com os Shaking Nasties(excelente banda!)o segundo show num momento pensei que agente nao ia conseguir tocar pois estavamos pra la do muro de berlim e acordados a varios dias rsrsrsr. Foi um dos melhores shows de sempre!!! Os caras dao valor ao que voce faz.O pessoal la trata bem pra caralho... comida, bebida e lugar pra cai de graca!!!
V&L) Vocês tem material para gravar um álbum? Afinal, a banda, musicalmente, creio que está bem amadurecida para isto. É a hora para tal empreitada?
R) Sim!!! Em muito mais muito em breve teremos lancado nosso segundo 7"ep pela Crypt Records o que e quase que um sonho realizado!(Pra quem nao sabe a Crypt Records e o maior selo de punk garage do mundo!!) e daqui a um ou dois meses comecamos a gravar sons pro primeiro album...
V&L) Para realizarmos composições, necessitamos de inspiração. Quais seriam suas motivações para isto? Referências literárias, estéticas ou suas vidas?
R) Relacionamentos frustrantes, drogas, alcool, ir preso, solidao, diverssao, odio, amor... emfim tudo na vida de um perdedor como nos rsrsrsrsr
V&L) Com quais bandas Johnny Throttle dividiu palco? E quais delas vocês possuem parcerias?
R) Ja tocamos com Vibrators, Menace, The Meteors, Vice Squad, The Morlocks, The Vicars, Superyob, London Diehards, GBH entere outras. Algumas bandas citadas sao de diferente estilos, sempre compartilha o palco... Temos uma amizade com o pessoal do Menace muito grande, ate porque nosso ex baixista era o vocal do Menace e o guitarrista da minha outra banda The Electric Cocks tambem tocava no Menace. Fora isso e so um ou outro que e chegado de um ou de outro.
V&L) Como nasceu a banda? Seus integrantes tocaram em outras antes, assim como você?
R) A banda nasceu comigo e o nosso ex guitarrista Nuno ensaiando so eu e ele, queriamos fazer um punk fudido a la "Velha Escola". Depois veio o Jasper no baixo e o Afonso que tocava nos Parkinsons nos vocais. Dai saiu o Jasper pra a entrada do Geordie e mais adiante saiu o Nuno para a entrada do Joseber. Caralho agora fudeu...com certeza vou esquecer de alguma banda pois todo mundo ja tocou em uma porrada de bandas, vamos la.. Menace, The Parkinsons, The Spitting Vicars, Die Toten Hosen, Urban Shock, The London Guns, The Chinese Lungs, Shaking Nasties, The Jackoffs, The Stains, Los Perros, The Playmobils, The Morat Fingers... essas que eu consigo lembrar rsrsrs
V&L) Além da banda, o que fazem?
R) Todo mundo trabalha: tem faxineiro na banda, recepcionista, catador de copos em pub e vendedor de camisas punks. Alem disso todos tirando o vocalista estao envolvidos em outras bandas e projetos. ah o vocalista tambem tem uma noite punk rock chamado NEAT NEAT NEAT que acontece uma vez por mes.
V&L) Alguma possibilidade de tocar no Rio de Janeiro? Afinal, como ex-morador de nosso bairro, Jacarepaguá, que tal a primeira apresentação aqui? Como público, garanto minha presença e a de nossos velhos e bêbados amigos... mas quem pagará a cerveja?
R) Tocar no Brasil seria muito bom...todo mundo na banda quer ir...mas tem que ser muito bem organizado, varias datas e tal pois passagens sao muito caras, se nao der pra cubrir as despesas fica foda. Sugiro que voce pague a cerveja meu caro Pierre, afinal o real ja esta quaze pareo com a libra rsrsrsrsrs
V&L) Algumas palavras finais? Obrigado! E quando eu colocar o pé na sua casa, aí na Big Smoke, se vira para me levar até a Escócia para que eu veja o Muro de Adriano! Afinal, desde criança que desejo conhecer este local! Nem que eu vá a pé! Abraços!
R) Valeu Pierre pela entrevista, pro pessoal ai do Brasil que curte um velho punk rock aqui vao alguns nomes de bandas que tem surgido aqui em londres: The Electric Cocks, The Ten O Sevens, The Blowouts, Hygiene. Todas estao no myspace e sao muito boas! Te aguardo aqui Pierre pra mijarmos em cima do muro do Adriano rsrsrsr O PUNK É COMO UM PUNHAL.. AFIADO, AMEACADOR E BONITO!!!
Aqui, você adquire o primeiro single da banda
Contatos com a banda: www.myspace.com/johnnythrottle000
Nenhum comentário:
Postar um comentário