Pesquisar este blog

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Entrevista: Kalevalan Viikingit (Finlândia)




Esta é uma das boas e atuais revelações na música skinhead mundial! Um som rude, direto e tradicional! No final desta década do Século XXI, surge da Finlândia, país bastante conhecido pelos brasileiros graças às bandas clássicas do punk daquelas terras, como Riistetyt, Rattus, 013, Terveet Kädet e Lama, encontramos nesta banda uma marca respeitável e sólida!

Entrevistei Ari, guitarrista e vocalista.

Pierre - Tenho apenas "Working Class Vikings" e, quando escutei, pela primeira vez, reparei em um som poderoso e rígido. Por favor, quais suas inspirações para construir este som?

Ari - Somos inspirados por coisas do final dos anos 50 até a metade dos anos 80. Do antigo rock tradicional ao Oi!/punk. E das melodias tradicionais à sons poderosos. Nós temos uma gama imensa para compor musicalmente, mas dizem que nós soamos como um encontro entre Ultima Thule antigo e Komintern Sect. Liricamente nós cantamos sobre tópicos comuns skinheads, nossa História, políticos sujos de toda espécie, de ladrões, comerciantes, fundamentalistas, etc.

Pierre - Tenho poucas informações sobre a cena skinhead na Finlândia, mas, eu e muitos brasileiros somos fãs do punk finlandês da década de 80, como Riistetyt, Rattus (tocaram no Rio de Janeiro entre 2005/06), Terveet Kädet, etc. De sua terra, conheço, apenas, Mistreat. Conte-nos sobre a cena skinhead finlandesa e sua História!

Ari - Penso que a "cena" começou no meio dos anos 80. Não tenho muito o que contar. Nós temos um punhado de bandas Oi! e streetpunk e algumas WP/RAC. Curto algo do antigo punk finlandês, como Ratsia e Lama. Minha carreira inclui influências de metal da juventude no fim dos anos 80: fiz vários álbuns com diferentes bandas, como Morningstar, Minotauri, etc, mas pulei para formar minha própria banda: Kalevalan Viikingit.



Pierre - O que você conhece sobre a cena skinhead na América Latina e Brasil?

Ari - Conheço vários skinheads e alguns nomes de bandas, mas não posso lembrar de algo agora.

Pierre - Além da banda, quais suas atividades? Estudo, trabalho, diversão, etc...

Ari - Sou um trabalhador de colarinho cinza, trabalho com pessoas que tem doença mental. Trabalho fora, leio, tenho uma família, casa, etc. Harri é um trabalhador de colarinho azul e principalmente toca bateria em suas folgas. Tuomo é mais um acadêmico bastardo e bebe bastante.

Pierre - Descrevam algumas letras:

Scandinavian Vikings

É sobre união nórdica. Nós compartilhamos similaridades e devemos ater-se a isto.

Hakkapeliitta

Hakkapeliitta (plural em finlandês hakkapeliitat) é um termo historiográfico utilizado para a cavalaria leve a serviço do rei Gustavus Adolphus da Suécia durante a Guerra dos Trinta Anos (1618 a 1648). Hakkapeliitta é uma modificação contemporânea finlandesa do Século XIX de um nome que os estrangeiros nos davam no Sacro Império Romano e variado como Hackapelit, Hackapelite, Hackapell, Haccapelit, ou Haccapelite. Estes termos eram usados como grito de guerra finlandês hakkaa päälle (inglês: hack on; sueco: hacka pa), traduzido como "Cut them down" (NE - algo como "cortem fundo" em português).

Skinhead Rocker 76
Sobre mim! hahaha

Oolannin Sota (canção bêbada para mim! hahaha)

É uma velha canção tradicional de guerra, de 1854 a 1856.

Muuttunet Kadut (outra boa canção)
É a única sobre como a terra sofreu mudanças nos últimos 20 anos. Em alguns termos, nada boa.

E "I don´t believe in anarchy"?

Bem, isto é para estes punks finlandeses que não nos entendem, ou Oi! ou skinheads em geral. Você sabe, na Finlândia não há muita união. As pessoas odeiam você por ser um skinhead, nenhum assunto se você não é político, ou nada racista ou seja lá o que for. Sem assunto!


Pierre - Próximo de minha casa, existiu um grande e fantástico pub finlandês. Conheci algumas pessoas em minha vizinhança. Povo simpático e popular. Eu AMO "frikkadelen" (escrevi certo?) e vodka Finland (Sehr Gut! - NE do alemão para o português "muito boa!") bebi e comi (sou fã de gastronomia) anos neste pub. Hoje, não existe! Lamento! Fale sobre sua terra, tradições, povo e vida!

Ari - Nós somos pessoas de mentalidade triste e obscura. bebemos demais, brigamos e matamos uns aos outros quando estamos bêbados. Isto é ruim. Na parte positiva, nós somos pessoas honestas e não desistimos. A terra é bela com todos os lagos, montes, florestas, etc. "Frikkadelen"? Escutei isto pela primeira vez! hahaha Talvez fosse um pub alemão? (NE - paguei mico! hahaha)

Pierre - Considerações finais?

Ari - Nosso novo álbum "Pohjolan Korkeajännitys" sairá pela 4Subculture Records.

Pierre - Obrigado!

Ari - Muito obrigado! Verifiquem nossa página www.myspace.com/kalevalanviikingit

Um comentário:

  1. Caralho, o som dessa banda é du melhor!!!
    E a Finlândia continua a produzir coisa boa, pqp...

    ResponderExcluir