Pesquisar este blog

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Entrevista: banda Solstício - RJ

Esta é a primeira entrevista realizada em 2010! E com muita honra apresento-lhes uma banda que, batalha após batalha, solidifica seu nome na cena hardcore do estado do Rio de Janeiro! Entre as praias de Cabo Frio, cidade litorânea de nosso estado, surge um violento ruído!
Marcelo, o vocalista, responde ao "inquérito"!



1- Por favor, conte-nos sobre o nascimento do Solstício.


A banda surgiu em Cabo Frio no ano de 1999, num momento de efervescência da cena hardcore no estado do Rio de Janeiro. Assim como boa parte das bandas dessa época, criamos uma banda com letras de temática político-social, e um som bastante influenciado pelo chamado hardcore New School. Fizemos muitos shows por toda a Região Sudeste, até o ano de 2004, quando decidimos terminar a banda. Nesses cinco anos lançamos uma fita demo intitulada “Fúria Sanghe Fogo”. Esse K7 teve uma ótima receptividade no underground. Em 2002 lançamos o EP “Produto das Circunstâncias”. Esses dois trabalhos foram feitos de forma totalmente DYI, e gerou muitos convites para show , no Rio e em outros estados. Em 2004, através do selo Caustic, de Santos/SP saiu um split com a banda Larusso. A banda encerrou atividades poucos meses depois desse lançamento. Em 2009 decidimos retornar a ativa. Alguma mudanças no line up foram feitas. Hoje os integrantes são: Davi (G), Bruno (G), Raphael (Bx) Gusatvo (Bt) e Marcelo (V). O som mudou, porém as letras continuam críticas, mantendo a essência do que acreditamos ser o hardcore. Temos, no momento três músicas na Internet e, até o fim de janeiro, teremos mais três. Elas estão em www.myspace.com/solsticiorjhc .

2- Considerada como uma banda hardcore, como você, Marcelo, define o som da banda?


Acho que hoje, as idéias e atitudes nos conectam mais ao hardcore do que propriamente o som que temos feito. Estamos mais abertos musicalmente, negando dogmas e modismos. Vi muitos de ambos e sei que não duram mais que dois ou três anos. Nosso som atual é difícil de rotular, embora a fúria do hardcore esteja ali, latente. Prefiro que cada um ouça e tente definir por si mesmo.

3-Quais influências sonoras vc traz, e os integrantes da banda?


Pessoalmente, me interesso mais pela mensagem do que pela música, então minhas influências vêm mais de coisas que eu leio do que das que eu ouço. Mas acho que de forma geral a banda é bastante influenciada pelo hardcore dos anos 80 e 90. Nenhuma banda em particular.

4- Quais letras da banda vc gostaria de comentar para a entrevista?


As letras tratam da vida nas grandes cidades, essas grande produtoras de contradições, a alienação e o consumo desenfreado causados pela onipresença da mídia. A propagação de superstições por meio de um número cada vez maior de igrejas e etc. Várias letras da banda estão disponíveis na Internet para quem se interessar.


5- A banda está relacionada com alguma manifestação contracultural?


Estamos diretamente envolvidos na cena punk/hardcore, mas já tivemos o privilégio de dividir palcos com bandas ligadas a cena hip hop. Foram oportunidades bastante ricas.




6- E a política? Participam de movimentos ou partidos? Ou, descrevam quais suas concepções políticas onde estamos.


Cada membro da banda tem sua visão particular da conjuntura política brasileira atual. O que aglutina esses diferentes pontos de vista é a idéia de que grande parte da população brasileira continua desassistida quanto a serviços básicos e respeito ao trabalho. E que uma mudança se faz necessária com urgência. Acreditamos e incentivamos a mobilização popular por acharmos que política é participação, muito mais que representação, que como temos testemunhado, gera a alienação das massas e o enriquecimento (por meio criminosos) da classe eleita para dirigir nossos destinos.


7- Quais as atividades dos integrantes, além da banda?


Eu, Marcelo sou Professor de Geografia na rede pública estadual do Estado do Rio de Janeiro. Davi e Gustavo são produtores musicais, Bruno é designer e Raphael é músico.


8- Muito obrigado Pierre, por nos ceder este espaço.è muito bom ver iniciativas como a sua dando uma força para as bandas do estado do Rio. Sou um visitante assíduo do blog. Espero que essa entrevista crie uma curiosidade nos leitores e que estes visitem nossos endereços para conhecer nossas músicas e mais de nossas idéias.
www.myspace.com/solsticiorjhc
www.fotolog.com/solsticiorjhc procure-nos também no orkut!! (Solstício Hardcore)
Stay Rude / Stay true!!!

2 comentários:

  1. Umas das maiores bandas do nosso estado, estou ansioso pra curitr um show!

    ResponderExcluir
  2. Solstício representa o hardcore que eu quero viver.

    ResponderExcluir