Pesquisar este blog

domingo, 14 de março de 2010

Entrevista - Expulsos do Bar (banda) - ES/Brasil


Como não poderia entrevistar esta, que é uma das mais tradicionais bandas Oi! brasileiras desta década? Aqui, Rossano responde ao nosso inquérito! Com uma pequena discografia, eles conquistaram seu espaço e reconhecimento, com um som rígido e cadenciado.

1) Como está a banda atualmente, após a compilação "Skinheads do Brasil" e seu álbum "Não é Difícil Amar o Brasil"?

Cara, a banda atualmente está parada. Mas basicamente é composta por esse que vos escreve (Rossano) baixo e vocal, e Tibil, bateria e cigarros. Estamos fazendo um teste com um novo guitarrista. Eu que no momento pedi esse tempo, pois minha filha está para nascer e tenho que ver como poderei conciliar meu tempo com as atividades da banda.

2) Por acaso vocês surgiram após uma boa cervejada? E quais suas cervejas favoritas?

Sim, foi isso mesmo. Depois de uma boa bebedeira, numa noite de sexta-feira, em 2000, um amigo sugeriu esse nome. E olha que eu só fui começar a gostar de Mata Ratos muito tempo depois.Bom, a minha cerveja preferida é a que esteja gelada no momento.Eu gosto muito de experimentar todos os tipos de cerveja e a marca pouco importa. Se ela não me agradar não a bebo mais. Mas para não dizer que eu não citei nenhuma, a danada da Bohemia Weiss, clara ou escura é muito boa.

3) Quais influências de seus integrantes ultimamente? E como estas influenciam seu som? Muitas mudanças?

Eu, assim como o resto do pessoal da banda escuto muita coisa. Tipo, Lutece Borgia, Snix, Potres, Nabat, Bulldog Spirit, Gundog, Guttersnipe. Bandas de hardcore old school americanas como Warzone, Sick of it All, Cause for Alarm e mais um monte.Mas basicamente uma coisa em comum que gostamos é de bandas Inglesas como Blitz, 4 Skins, Cockney Rejects, Cock Sparrer. Nós tentamos captar mais a parte cascuda dessas bandas. Difícil falar disso em se tratando de Cock Sparrer e Cockney Rejects, pois sempre fizeram um ótimo som. Blitz e Last Resort são mais casca grossa, não liricamete, mas sim sonoramente.Hoje em dia tentamos fazer um som mais elaborado com base na evolução que sofremos, ou melhor dizendo, na evolução do batera e do guitarra, pois eu mesmo continuo a mesma lepra no contra baixo.

4) Como é a cena Oi! em seu estado? E o clima de suas gigs em sua cidade?

Cena OI! proprimante não existe. Somo mais um grupo de amigos que se reúne para queimar uma carne e escutar um som. Tenho alguns amigos que são mais ativos e sempre realizam alguma manifestação ou outra no dia do trabalho e no sete de setembro.Aqui a Expulsos do Bar se apresentou uma única vez e isso foi no primeiro semestre de 2001. Mas foi uma grande apresentação, em show que nós mesmos com a ajuda de outros amigos que organizamos e foi super tranquilo.

5) Fora de Espírito Santo, como foram suas apresentações?

Nós tocamos no festival Dezembro OI! em 2001, junto com Vírus 27, Reação Proletária e Pesadelo. E em 2006, depois que reformulamos a banda, tocamos no Dezembro OI! no Rio de Janeiro. Que por sinal foi muito bom também, pois pude encontrar com alguns amigos que troco cartas desde 1999 ou antes e conhecer novas pessoas.

6) Rossano, você é um grande colecionador de skinzines brasileiros e internacionais. Com o advento da internet, acredita que esta mídia tende a desaparecer?

Gostaria de que os zines de papel nunca desaparecessem. Hoje em dia tudo é muito mais fácil e a comunicação é muito mais rápida com o auxílio da internet. Mas acredito que isso não ocorra, pois alguns zineiros colocam um preview na internet, mas se o interessado quiser realmente ler aquele artigo terá que adquirir o zine em papel ou esperar que alguém escaneie aquele material e disponibilize em formato digital. Mas não há nada mais gratificante do que você receber um zine em papel, seja ele do exterior ou não, poder abrir o envelope se sentar e ler calmamente ou apenas olhar as fotos, como é o caso dos zines escritos em indiomas que não sejam o espanhol ou inglês (no meu caso).

7) Quais skinzines favoritos? Comente sobre estes!

Do Brasil hoje em dia eu digo que o melhor é o Linha de Frente. Pois, é muito mais voltado para a cena músical do que pro lado de política e o Stay Rude, que é mais votado para a cena OI! tradicional e a cultura Ska.Posso citar ainda alguns do ótimos zines que já não mais são editados como o Revolta Urbana, Nova Estirpe (100% voltado a cena musical), Geração Mecânica e o Protesto Suburbano.

8) Duas canções de seu álbum são minhas favoritas: "Coturnos a Marchar" e a faixa-título. O que significam estas letras, em sua opinião?

Coturnos a Marchar é mais aquele lance rueiro, de você se sentir invencível dentro de um par de botas, assim como eu me senti quando calcei meu primeiro par de botas.E a faixa título é mais um desabafo de nosso guitarrista quando ele a compôs. Pois, todos se dizem patriotas, mas parece que têm vergonha de mostrar a sua Brasilidade fora época de copa mundo, e ele não teve e escreveu essas que uma grande canção.

9) Este ano seremos hexa na África do Sul, como meu Flamengo?

Ai ai ai. De repente seremos hexa lá na África do Sul. Mas quanto ao Flamengo, prefiro falar de som. Sou Botafoguense til death!




10) O que fazem além da banda?

Eu sou administrador, mas não trabalho na área. Trabalho em uma institução de ensino aqui em Vila Velha mesmo, bebo, escuto som alto, encho a paciência de minha mulher, garimpo lps pela internet e jogo vídeo game. Tibil trabalha em um comércio de material hidráulico, fuma, fica baixando putaria na internet, e deixa minha mulher louca quando entra fumando dentro de nossa casa.

11) Excetuando-se fanzines, quais leituras prediletas dos integrantes da banda?

Eu leio muito jornal, alguns livros como O Admirável Mundo Novo, 1984, literatura pertinente a minha área de atuação e revistas em quadrinhos. Tibil não lê nada além de revistas de sacanagem e as informações do repidshare quando informa que o download está sendo processado... aguarde (risos).

12) Algum lançamento para este ano?

Se tudo correr bem algumas novas músicas, porém com uma boa qualidade.

13) Palavras finais?

Gostaria de lhe agradecer pelo espaço cedido e também parabenizar pelo ótimo serviço que você realizar com o seu blog.Sei como é difícil conciliar todas as nossas atividades profissionais com as pessoais, mas você consegue e faz isso muito bem dando oportunidade de expressão a todas as bandas que se enquadram no perfil proposto de seu blog.

14) Muito obrigado!


Para quem não conhece, adquira o álbum "Não é Difícil Amar o Brasil", no link abaixo!

http://www.mediafire.com/file/zjz51wkwgdd/Expulsos do Bar - Nao Dificil Amar o Brasil.rar

5 comentários:

  1. CARA, ROUBEI ESSA ENTREVISTA E COLOQUEI NO MYSPACE DA EXPULSOS DO BAR, BELEZA?

    ResponderExcluir
  2. EXPULSOS DO BAR É A BANDA MAIS NOSTÁLGICA QUE JÁ OUVI NA MINHA VIDA!!!!UM CLÁSSICO DO OI.O OI NÃO MORREU!!!!

    ResponderExcluir
  3. Alguém ai sabe onde arrumo CDs deles?

    ResponderExcluir
  4. Maria Alice, escreva para o Myspace deles. O baixista pode te arrumar sim! Abraços!

    ResponderExcluir