Pesquisar este blog

sábado, 21 de janeiro de 2012

Protesto!

Nesta postagem, vocês não encontrarão fotos, discos, videos e fanzines. Tampouco entrevistas ou scene-reports. Hoje, finalmente neste blog, falaremos de POLÍTICA!
O Vontade & Luta fará, próximo mês, 03 anos de atividades! Iniciamos como um blog que compartilhava discos de Oi! (principalmente) e punk-rock. Como seus editores possuem experiências em publicar fanzines, por que não elaborar em um formato digital, além de oferecer material, colocar entrevistas, artigos, divulgação e resenha de eventos, etc? Quem acompanha nossas atividades, conhecem e participam de nossa história.
Atualmente, estamos saindo da esfera virtual e AGINDO como no final dos anos 80 e início dos anos 90, quando nossos projetos e atividades eram muito mais artesanais, e a distribuição de nossas produções era muito mais complicada que neste contexto (fanzines e demo-tapes circulavam pelos Correios e saía, várias vezes, muito caro para seus remetentes).
Com a chegada da Internet ao Brasil (por volta de 1995), aos poucos, adaptamos a esta realidade tudo que fizemos e poderíamos fazer. Facilitou a vida de nosso(a)s companheiro(a)s de bandas, fanzines e distros? Sim! Mesmo que Heidegger critique ferozmente a Modernidade e seus efeitos, não podemos desprezá-la e, retornando ao Mestre de Freiburg, parafraseando uma de suas palestras - "Serenidade" - onde recomenda uma utilização branda da parafernália tecnológica, já que ele mesmo, na década de 50, não acreditava em um retrocesso desta marcha.
As bandas entrevistas em nossa página, rotineiramente, disponibilizamos seus trabalhos somente sob sua autorização. Algumas recusaram-se a permitir esta prática, mas gentilmente cederam parte de seus tempos para responder nossos "inquéritos". Quando colocamos um disco gratuitamente para nossos leitores, isto é, para nossa equipe, acreditamos que é um material importante ou uma fonte primária (jargão de historiadores) dentro do gênero que não apenas amamos, como também PESQUISAMOS! Compramos e divulgamos cópias originais de bandas que apoiamos, como Brigada dos Lobos, Expulsos do Bar, Causa Torpe e Última Classe, exemplificando. E nós, deste blog, somos músicos e temos nossas bandas!
Aqui, NINGUÉM é contrabandista ou falsificador! Somos mais uma célula da Nação Mundial Oi! que atua como propagandistas e defensores de uma cultura (skinhead) e de seus estilos musicais (Oi!, punk-rock, mod rock, ska/reggae e rockabilly) que, em nosso país, permanecem mal compreendidos, perseguidos e marginalizados por muitos meios de comunicação (imaginem se bandas brasileiras clássicas como Vírus 27 e Bandeira de Combate - ativas - conseguiriam espaços onde expressassem suas criações abertamente em uma Globo ou Record)! Isto não é, simplesmente, uma guerra pelo lucro dos direitos autorais! A internet, queiramos ou não, transformou-se em um espaço onde existem diversos canais de informação independentes do CONTROLE das grandes empresas deste ramo (Warner, MGM, Sony...) e, como ELES não poderiam aceitar, o que estas empresas vêem como "concorrência", NÓS (vocês inclusive) chamamos de LIBERTAÇÃO! Criamos nossas redes desde 1976, a partir do Sniffin´Glue e não paramos mais! Temos nossa "imprensa" em qualquer cena e locais em nosso planeta! Insatisfeitos e críticos com as informação recebidas pelos tradicionais veículos de comunicação e entretenimento tem suas armas e suas estratégias para a promoção de suas culturas. Daqui há alguns minutos serei preso até mesmo por emprestar um CD ou um DVD de uma banda que terminei de comprar? Agora, algo está garantido: NÓS NÃO PRECISAMOS MAIS DAS GRANDES EMPRESAS DE COMUNICAÇÃO! Façam seus espaços, formem novas bandas, fanzines, selos e distros! Procurem lutar em seu espaço e compartilhem! Façamos uma barricada contra estes monstros vorazes do neoliberalismo!
E, finalizando, vejo que, em nossa conjuntura, Foucault tinha razão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário