Pesquisar este blog

domingo, 19 de setembro de 2010

Cena internacional - Itália!


Estreando nossos "scene reports", publicamos o artigo de Alessandro, editor do blog "Strenght Thru Oi!" e baixista da banda Razzaparte! Boa leitura!

Oi!

Esta é a história de nossa crew e da cena italiana desde 1979. Viterbo (nossa cidade) é uma pequena cidade próxima de Roma. Em nossa crew, somos entre 8 a 9 membros, e os primeiros skinheads de Viterbo apareceram no início da década de 80 e eram bastante envolvidos com futebol e especialmente com a cena “ultra”. Depois, nos anos 90, nasce a primeira banda Oi! de Viterbo chamada Razzaparte (1995). Nos anos 90, na Itália, a cena era muito politizada e em Viterbo tinha uma seção SHARP chamada Viterbo SHARP.

Rough - antiga banda Oi! italiana

Hoje nossa crew é apolítca (nem SHARP nem RASH) mas permanecemos totalmente anti-fascistas. Em nossa cidade há uma grande cena e algumas bandas de Oi! e hardcore. Viterbo Skinheads faz parte de outra grande crew chamada Tuscia Clan e estamos entre 15 a 20 pessoas (skinheads e hardcores) e organizamos várias gigs de punk, Oi! e hardcore. Visite nosso perfil (www.myspace.com/viterbo_rebels). É possível ver as fotos de nossas gigs.

Primeira compilação Oi! italiana

As primeiras grandes crews de skinheads na Itália poderiam ser encontradas em Bolonha, Roma, Gênova e nordeste italiano no início dos anos 80, e todas estas se uniram em nome da diversão e do Oi!. O primeiro encontro skinhead aconteceu em Monza e tudo parecia ir no caminho certo e o próximo encontro em Bolonha mostrou as primeiras brigas por razões políticas e territoriais. E, no terceiro encontro, devido à uma grande briga entre os skins de Roma e Florença, foi o começo do fim. Após 1983, o COI (Comitê Italiano Oi!) pela primeira vez colocou pra fora as bandas de extrema-direita da próxima compilação Oi!. No mesmo ano, a crew do nordeste, banida de uma gig do NABAT em Feltre por desfraldar uma bandeira italiana (dizem eles), radicalizaram sua posição e criaram a Azione Skinheads e as crews VFS (Veneto Fronte Skinheads).



Hope and Glory - antiga e tradicional banda Oi!/skinhead da Itália

Gênova permaneceu um castelo para apolíticos e redskins, Roma se dividiu na vermelha S. Lorenzo e no Black Centre, Bolonha deixou toda esquerda para trás. Hoje, as grandes crews são de RAC: Milano Skinheads (Skinhouse), White Kriminals (Bolonha); pela cena apolítica e anti-fascista: Real Life Army (Reggio Emilia), Scarred for Life e RASH (Roma), Nord Est Crew (Marghera), Still Standing Army (sul da Itália) e a agora dividida Perugia Skinhead Crew.




Nos últimos tempos a cena skinhead italiana é, de longe, mais unida do que antes, e menos inclinada para a política (mas sempre contra o fascismo). RASH ou SHARP estão desaparecendo como associações (salvo algumas exceções esquerdistas). Nossa cena é rigidamente separada dos 88 Skins desde 1982, quando violentos conflitos aconteceram no terceiro encontro nacional em Certaldo, próximo de Florença.


Skins italianos em 1982!

Alessandro – Strenght Thru Oi! blogzine

Contatos: http://www.strengththruoi.blogspot.com/

3 comentários:

  1. Ótimo post para entendermos o fascinante mosaico que é a cena italiana hoje, para mim uma das mais férteis.
    Parabéns pela iniciativa dos "scene report".

    ResponderExcluir