Pesquisar este blog

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Entrevista: Resistência Oi! (banda) São Paulo/SP

Uma autêntica banda Oi! Esta é uma simples, porém importantíssima descrição do trabalho de seus componentes que, através de muita luta, tanto em suas vidas quanto em sua atividade musical, permanecem no front Oi! sem a criação de "personagens" (ou seja, nada de garotos da classe média que vivem com seus pais e "representam", adotando slogans como working class ou coisa parecida. Nesta entrevista, cedida por Luciano, está uma das essências do que é, realmente, formar uma banda de trabalhadores para trabalhadores! Sem frescurada política!

Vontade e Luta) Pelas informações, a Resistência Oi! iniciou suas atividades no final dos anos 90. Muitos imprevistos, interrupções e mudanças na formação?

Resistência Oi!) É isso ai a banda começou mais ou menos em 92/93 eu tinha feito umas musicas e ensaiava elas com um amigo que tocava batera e com o tempo encaixamos o Fabio nos vocais, mas sempre foi difícil manter a banda com integrantes constantes já tivemos varias formações, eu e o Fabio sempre tentamos manter a banda e agora com o Eduardo na batera já há uns 5 anos ficou mais fácil ensaiar com freqüência.


VL) Em sua demo, algumas músicas despertaram minha atenção, como "Povo Suburbano" (minha favorita), "Careca de Atitude" e sua versão para "Destino" do Dose Brutal. Vejo que a banda dispõe de muita energia em suas composições, e até uma rapidez, comparando com sons mais cadenciados de muitas bandas Oi! nacionais. Por favor, fale das letras das músicas destacadas.


ROi!) Povo Suburbano é um som velho da época da primeira demo e ela fala da vida no subúrbio de não abaixar a cabeça pra nada de ter forças pra protestar,a Careca de Atitude é uma das primeiras musicas que a gente fez e era outra época não tinha internet e nem essas divisões que tem hoje como Rash, Sharp,Trad e sei la mais o que, naquela época tinha os skinheads (carecas) os WP (nazis) e os Anarco - punks e muita treta! Treta na rua,em gigs esse som fala disso.E Dose Brutal é uma grande influencia da banda e pra mim a melhor banda nacional.


VL) Suas versões denunciam suas influências. Mas, em sua demo, algumas vezes lembrou-me antigos trabalhos da Carbonário, na época da demo "Soberania". Quais as preferências musicais dos integrantes? E do Oi! nacional, quais bandas influenciaram seu trabalho?


ROi!) Os caras da banda curtem de tudo reggae, ska,oi!,punk 77 e as influencias mais fortes na banda é Dose Brutal,Virus 27 e Histeria e de fora punk/oi! dos anos 80.

VL) Atualmente, os integrantes da banda participam de alguma atividade na cena Oi! além da banda, ou preferem dedicar-se à música?

ROi!) Não só a banda mesmo, e com dificuldades!O pouco tempo livre que sobra a gente procura dedicar a banda.


VL) Tem alguma previsão para gigs ou uma nova gravação? A capa da demo gravada ao vivo no Bar do João é muito boa!


ROi!) A gente segue ensaiando fazendo sons novos pra uma futura demo, mas participar de gigs é difícil devida a formação da banda sempre falta um baixista e de tempo devido ao trabalho de cada um da banda.Essa capinha é da primeira demo era fitinha nem tinha cd na época.

VL) Quais inspirações para a banda? Alguma leitura, filme ou suas próprias vidas?

ROi!) Nosso dia a dia, nosso time, as cagadas que a gente faz , as tretas que aparecem... tudo isso é inspiração pra virar musica.

VL) E como vivem seus integrantes?

ROi!) Eu dou um trampo de Estoquista, o Eduardo trampa em fabrica e o Fabio também trampa em fabrica, mas não sei bem o que fazem.

VL) O que pensam da cena skinhead brasileira e mundial, neste momento?

ROi!) Antes era skinheads (carecas) de um lado e WP (nazis) do outro não tinha esse monte de subdivisão como tem hoje ,tem skin comunista ,skin anarquista e tem uns ainda que falam que carecas não são skins,na nossa Turma os caras se diziam careca ou skin não havia diferença e todos eram nacionalistas mas ninguém queria saber de política ,nem de fascismo nem de comunismo e muito menos de anarquia.Aqui oque interessava era a camaradagem a reputação da Turma a união que a gente tem, ninguém tinha interesse em politica,mas cada Turma tem suas características e ninguem precisa se matar por isso.lá fora acho que é como aqui tem essas divisões tambem mas ninguem se mata por isso ,aqui qualquer treta é tiro é facada e meia dúzia morto e capa de jornal sujando pra todo mundo,resumindo aqui é bem mais foda que lá fora!
VL) Muito obrigado pela entrevista!

ROi!) Obrigado você irmão ! E vida longa ao Vontade e Luta!!!

Aqui, você adquire a demo do Resistência Oi! - http://www.megaupload.com/?d=HO2OBPUF
Entre em contato com a banda! www.myspace.com/resistenciaoibr

Nenhum comentário:

Postar um comentário